ONLINE
86

 


Japoneses MONO regressam a Portugal em Maio
Japoneses MONO regressam a Portugal em Maio

 

Nome cimeiro do post-rock apresenta-se em Lisboa e no Porto.
 
Depois de vários concertos esgotados, os Mono regressarão a Portugal nos próximos dias 5 e 6 de Maio, de novo pelas mãos da Amplificasom. Além dos post-rockers japoneses, ambas as datas contarão com Helen Money na primeira parte.
Renunciando às palavras, a música dos Mono cresce a partir das mais primais emoções, de pedras basilares da circunstância humana como a fúria, a euforia, a perda ou a paixão violenta. É através de uma tempestuosa dança entre melodia e ruído que os japoneses desenham o caminho dos seus temas e, disco após disco, os Mono mantém uma relevância inabalável e inatingível. Depois dos concertos no Porto em 2010 e 2013, a Amplificasom volta a apresentar os Mono em Portugal, desta feita numa data dupla. Os dias 5 e 6 de Maio verão a banda subir aos palcos do RCA Club (Lisboa) e do Hard Club (Porto), para apresentar os dois aplaudidos álbuns lançados simultaneamente no ano passado e que ouvimos em exclusivo no último Amplifest: o luminoso The Last Dawn e o lúgubre Rays of Darkness.
 
As primeiras partes de ambas as datas estarão nas mãos da violoncelista norte americana Helen Money. Colaboradora habitual de nomes como os próprios Mono, Russian Circles ou Jarboe, Helen Money subverte a candura e o classicismo habitualmente associados ao seu instrumento, transformando-o numa pesada máquina de agressão.